quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

2012? Terramoto 6.3 Nova Zelândia (22-02-2011)

Mundo, um planeta com vida que aos poucos vai sendo destruída pela fúria da natureza. Desta vez quis ela que a 2ª maior cidade da Nova Zelândia, Christchurch, com aproximadamente 400.000 habitantes (mesmo que Lisboa e o dobro do Porto) fosse devastada por um terramoto de 6.3, matando 75 pessoas até ao momento (número que pode subir dado que estão mais de 300 pessoas desaparecidas). Toda a gente sabia que o Mundo está em mudança, mas não sabiam que esta mudança viesse assim tão depressa: em dois anos assistimos a um total de 14 sismos acima da escala de 6 (Wikipedia), sendo que 3 ultrapassaram a escala de 8 (Chile, Kenya, China) que fizeram com que a Terra se move-se cerca de 8 cm da sua orbita... E olhem que a Terra até tem um índice de massa corporal muito elevado, por isso imaginem a força. Já á vários anos que um terramoto não atingia uma cidade desenvolvida num dos países mais ricos do mundo.. Será este o inicio do ciclo de destruição profetizado por muitas civilizações? Resta-nos esperar...

Aqui ficam algumas imagens do maior sismo do ano de 2011 registado até ao momento: Christchurch, Nova Zelândia, 15 mortos, 300 desaparecidos.






Alexandre Silva Franco, 23-02-2011

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Foi à precisamente um ano.... Temporal da Madeira (20/02/2010)

Madeira, manhã de 20 de Fevereiro de 2010. Como numa normal manhã chuvosa de sábado a baixa do Funchal enche-se de trânsito, trabalhadores e de turistas a fazerem a sua normal rotina pelas ruas. Abrem-se os restaurantes, esplanadas, centros comercias para uma aparente normal manhã de sábado. Mas a chuva aumentava de intensidade a cada minuto que passava.Os níveis de chuva chegavam aos pontos de pluviosidade mais elevados dos últimos 100 anos. E derrepente, sem ninguém estar preparado para tal, eis que a ilha da "Pérola Atlântica"transformara-se num inferno caótico, com uma fúria imensa, nunca antes vista: ribeiras transbordaram, ruas cederam matando uma boa parte das pessoas que nelas seguiam, esplanadas ficaram soterradas, centros comerciais submersos, pessoas enterradas, freguesias isoladas sem qualquer saída, habitações caíram dentro do leito das ribeiras e num instante a paradisíaca ilha da Madeira transformou-se num mortífero lamaçal, apoderando-se de mais de meia centena de vidas. E numa hora a "alegria do povo madeirense"transformou-se em gritos de desespero vindos de todos os sítios. Pessoas soterradas com terra até à cabeça a suplicarem por ajuda, carros capotados, um "cheiro intenso" a morte como nunca se vira na ilha. Um ano depois a ilha da Madeira parece QUASE recuperada do desastre que a assolou à um ano atrás, e o povo recupera aos poucos a alegria Madeirense que tanto o caracteriza.

Estes são os meus relatos do temporal, pois estive presente no mesmo.

Atenção: Algumas imagens abaixo podem ser consideradas chocantes devido á presença de cadáveres nas mesmas.
O temporal que fez capa de todos os jornais do país;
Cadáver resgatado dos destroços;
Centro comercial anadia submerso; 
 Interior do centro comercial Anadia;
  Interior do centro comercial Anadia;

 Milhares ficaram sem nada;



 As ruas eram ribeiras furiosas;
Pessoa sendo resgatada da enxurrada do centro do Funchal;
A Madeira parecia uma sucata gigante depois do temporal devido á quantidade de carros soterrados;
Nem os grandes edifícios públicos escaparam, ficando cobertos por uma cobertura lamacenta;
Edificio sujo de lama vinda da ribeira:


Mas nenhum temporal conseguirá apagar a maior qualidade do povo Madeirense:

A sua ALEGRIA!

Alexandre Silva Franco, 20 de Fevereiro de 2011







domingo, 13 de fevereiro de 2011

Incêndio em Ponta Delgada

Ao inicio da "night" de sexta feira na maior cidade açoriana, os habitantes de toda a zona este da cidade de Ponta Delgada foram surpreendidos com um incêndio de grandes proporções na baixa da cidade. O antigo edifício da RTP Açores ficou simplesmente reduzido a cinzas e a cidade ficou a cheirar a churrasco durante toda a noite... As causas ainda são desconhecidas, mas sejamos coerentes.... Um fogo daqueles não começa do nada e existe a possibilidade do mesmo ter tido mão criminosa.. Felizmente não houve vitimas, apenas 2 bombeiros foram feridos sem gravidade. Ponta Delgada durante sexta-feira foi brindada com uma fogueira de S. João antecipada...

Aqui ficam algumas fotos do maior acontecimento do ano em S. Miguel...

 Uma enorme "bola de fogo" ergueu-se ás 21:30 na baixa de Ponta Delgada

 O fumo cobriu toda a zona este da cidade...
Antigo edificio da RTP Açores reduzido a simples cinzas..

Alexandre Silva Franco, 13-02-2011

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Modelo vai chegar ao Ilhéu...

São visíveis por toda a ilha de São Miguel os anúncios da abertura brevemente de um Modelo em Vila Franca. Ainda não se sabe nem onde nem quando vai abrir, mas os cartazes anunciam a chegada a Vila Franca... Em breve o ilhéu também vai poder comprar no Modelo!

 Cartaz a anunciar a chegada do Modelo em Água d'Alto...
 Cartaz a anunciar a chegada do Modelo a Vila Franca na Povoação...

Resta saber onde e quando vai abrir....

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Açores: Desenvolvimento Sustentável?

Os Açores já não são os Açores verdinhos e rurais que eram á 10 anos atrás. Os Açores são neste momento uma região onde reina a construção. Agora ponho as questões: Será que este desenvolvimento (in)sustentável que se vive nos Açores será realmente benéfico? Será que construir hotéis de 20 ou 30 andares em cidades que se dizem pitorescas e culturais é realmente a solução? Será que os aterros das SCUTS dos Açores irão agradar os turistas que visitam as ilha? Será que esses mesmos aterros que estão a ser lançados para as ribeiras não vão trazer consequências? A resposta só a saberemos em breve quando a natureza levantar a sua declaração de IRS e acontecerá o mesmo que aconteceu em outras ilha com um desenvolvimento (in)sustentável... Ainda vamos a tempo de controlar isto nos Açores? Sim, vamos... Mas pelo andar das coisas.. Não por muito tempo!

Ponte da SCUT (Nordeste)
 Hotel Marina (Angra do Heroismo)
 Aterro SCUT (Nordeste)
Causa: Escavações nos Montes
Culpado: Desenvolvimento (in)sustentável

 Casino abandonado em Ponta Delgada
Causa: Crise Económica
Culpado: Desenvolvimento (in)sustentável


 Madeira: Casas Soterradas devido ao temporal de 2010
Causa: Derrocada
Culpado: Construção descontrolada
Madeira: Temporal 2010
Causa: Transbordo das Ribeiras
Culpado: Construção descontrolada nos leitos das Ribeiras

Alexandre Silva Franco, 2 de Fevereiro de 2011