quinta-feira, 5 de abril de 2012

Horas de ponta na cidade da Horta!?

Sim, a pontuação foi de propósito. Sabiam que todos os dias apanho filas de trânsito enormes nas ditas "horas de ponta" aqui na Horta? E agora os leitores do nosso blog respondem: "Horas de ponta na cidade da Horta!? Numa cidade pequena não existem horas de ponta...".

Pois enganem-se porque a Horta deve ser mesmo a capital do automóvel. Segundo estatísticas recentes a ilha do Faial (e consequentemente o concelho da Horta) é o local de Portugal onde existem mais veículos por habitante, o que é impressionante dado que é um meio relativamente pequeno.

Uma coisa que captei logo que comecei a viver cá na Horta foi que as pessoas utilizam o carro para quase tudo... A farmácia fica a 300 m de casa? Lá se vai de carrinho. O contentor fica a 100 m do apartamento? "Nem pensar que vou perder 10 minutos do meu tempo a ir a pé até lá! Levo o carro.". Sim meus amigos, esta afirmação é verídica e já me foi dita mais do que uma vez. A dependência automóvel nesta cidade é quase total.

E eu que ao vir viver para os Açores sempre pensei em ruas sem trânsito.... Bem, não é aquilo que encontro todas as manhãs e fins de tarde.

Aqui uma foto da confusão instalada junto aos semáforos do hospital/avenida do hiper (nem sei quem teve a excelente ideia de por semáforos nesta avenida):


O melhor que que quando o tempo está com boas abertas, consegue-se ter uma vista muito bonita do Pico o que ajuda a passar o tempo, mas quando está nublado (como esteve hoje) é uma seca de todos os tamanhos... Ainda bem que tenho a rádio a fazer-me companhia!

Sem comentários:

Enviar um comentário